top of page

Alexia Oliveira Barbieri

Mestranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFRGS), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem interesse em Antropologia da Política e trabalha com contestação política,  ação coletiva e movimentos políticos de rua.

 

Aline Lopes Rochedo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRGS (2015) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e em Ciências Sociais/Bacharelado na UFRGS (2016). Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre circulação e transmissão de joias de família. Tem interesse em Antropologia dos Objetos, Cultura de Moda, Antropologia Urbana, Antropologia Econômica e Antropologia Visual.

 

Arlei Sander Damo

Doutor em Antropologia Social pela UFRGS (2005) e professor associado no Departamento de Antropologia e no PPGAS em Antropologia Social da mesma instituição. Autor dos livros "Do dom à Profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França" (HUCITEC) e "Futebol e Identidade Social" (Editora da UFRGS), e co-autor com Ruben Oliven de "Megaeventos Esportivos no Brasil - um olhar antropológico" (Autores Associados) e "Fútbol y Cultura" (Norma, Buenos Aires). Além do interesse por temas diversos em antropologia do esporte, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de antropologia da economia e da política.

 

Beatriz Kanaan

Professora do departamento de Sociologia do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul/RS. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem graduação em História e Mestrado em Antropologia Social. Tem artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de migrações, identidades étnicas e emoções. Atualmente suas principais áreas de interesse são migrações, trabalho e desenvolvimento econômico.

 

Carolina Dalla Chiesa

Doutoranda e Professora Assistente na Erasmus University of Rotterdam em Economia da Cultura. Mestranda em Antropologia Social pela UFRGS. Mestre em Administração (UFRGS). Graduanda em Ciências Sociais e Bacharel em Administração (UFRGS). Pesquisadora do Observatório de Economia Criativa da UFRGS. Atualmente pesquisa financiamentos coletivos (crowdfundings) no mestrado da Antropologia. Tem interesse em pesquisas sobre moralidades em mercados, economia e financiamento da cultura.

 

Diéssica Shaiene Gaige

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Sociologia e Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). É membro do Grupo de Antropologia da Economia e da Política (GAEP) do PPGAS/UFRGS. Atualmente pesquisa o mercado das lutas corporais. Tem interesse nas áreas de Antropologia Digital, Antropologia Econômica, Envelhecimento e Geração no uso de tecnologias digitais. 

Felipe Comunello

Doutor em Antropologia Social (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na École Normale Superieure, em Paris, França. Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (2010) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado CAPES/FAPERGS (2014-2016) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa os seguintes temas: identidades regionais, turismo, fronteiras, movimentos sociais e agroecologia.

Fernando Wielewicki

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente desenvolve pesquisa sobre transformações políticas e econômicas em Cuba.

Guillermo Gómez

Doutorando no Programa de Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no campo da Antropologia Urbana e da Antropologia Visual, com interesse nos seguintes temas: transformações e crises no mundo do trabalho, memória do trabalho, etnografias do capitalismo, teoria antropológica, narrativa, sociabilidade e cidade.

Herbert Hermann

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Antropologia Social pela UFRGS. Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Trabalha sobre as relações de produção e manutenção de mercados, criações de roteiros turísticos, consumo e comodificação da cultura.

Júlia Cardoni

Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (2017) e graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição, com graduação-sanduíche na Universidade da Florida (2013). Seus temas de interesse estão relacionados a etnografia, antropologia econômica e mercados alternativos

Louise Scoz Pasteur de Faria

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa temáticas relativas a Tecnologia, Economia e Subjetividade. Sob orientação do Professor Ruben Oliven, desenvolve uma etnografia de elites empresariais transnacionais, economistas, técnicos e agentes do mercado financeiro envolvidos na criação e desenvolvimento de empresas Startup. Sua dissertação de mestrado intitulada "A arte da fama: Victor Calazans e a criação de @HebeCamargo enquanto uma webcelebridade" foi agraciada com o prêmio Heloísa Alberto Torres pela Associação Brasileira de Antropologia. 

Marcos Andrade Neves

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS), mestre em Antropologia Social também pelo PPGAS/UFRGS, e membro associado (DAAD Fellowship) do grupo Medical Anthropology na Freie Universität Berlin, Alemanha. Trabalha nas áreas de antropologia econômica, política e da medicina, e pesquisa atualmente suicídio assistido na Europa.  

Moisés Kopper

Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, com bolsa do CNPq. Mestre em Antropologia Social e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. Atualmente, é pós-doutorando no Centro de Estudos da Metrópole/CEBRAP/USP. Entre 2014 e 2015, realizou estágio de pesquisa sanduíche na Universidade de Princeton, sob a orientação de João Biehl. Em 2011, foi bolsista de pesquisa, durante três meses, no Instituto de Altos Estudios Sociales da Universidad Nacional de San Martín, através do Programa CAPES-CAPG (Brasil/Argentina). Kopper é participante ativo do Grupo de Antropologia Econômica e da Política (GAEP/UFRGS), do Núcleo de Pesquisas sobre Culturas Contemporâneas (NUPECS/UFRGS); do GEEO (Grupo de estudos de Empresas e Organizações), da PUC-RS; do Programa "Clases Medias, procesos económicos, políticos y culturales", do Instituto de Desarrollo Económico y Social; e do grupo Desigualdade Política e Representação Extraparlamentar, do CEM. Atua principalmente nos seguintes temas, sobre os quais tem publicado, apresentado e coordenado eventos nacionais e internacionais na área: etnografia e teoria social; antropologia urbana, antropologia da política e da economia; classes médias e mobilidade social; neoliberalismo e estado; culturas populares; urbanismo, cidade e casa; democracia participativa; mercados informais; Parcerias Público-Privadas; sociedades latino-americanas; Brasil.

Murilo Gelain Gonçalves

Mestrando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É licenciado em Ciências Sociais pela UFRGS. Vinculado ao Grupo de Antropologia Política e Econômica (GAEP). Tem como temas de pesquisa Antropologia do Consumo, Antropologia Econômica, Antropologia da Juventude, Música e Periferia. Tem experiência com Educação e Economia Solidária.

Natália Abrahão

Graduada em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisas relacionadas à saúde, gênero, consumo, alimentação e estilos de vida. Atualmente estuda o consumo de cosméticos orgânicos e naturais na cidade de Porto Alegre.
 

Patricia Kunrath

Antropóloga, doutora em Antropologia Social pelo PPGAS - UFRGS, com pesquisa em circuitos de filantropia e governança econômica. Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Culturas Contemporâneas (NUPECS), Grupo de Estudos em Antropologia da Economia e da Política (GAEP) e Grupo de Estudos de Empresas e Organizações (GEEO) PUCRS. Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS da UFRGS (2013). Graduada em Comunicação Social pela UFRGS (2006). Dentre temas de interesse e pesquisa estão: filantropia, governança, economia, poder, política, elites, cidadania, movimentos sociais, feminismos, desigualdades social, justiça social, teoria feminista e antropologia feminista.

Renan Giménez Azevedo

Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS). Possui graduação em Relações Internacionais pela Faculdade Anglo Americano de Caxias do Sul (2014) e MBA Executivo pelo Instituto Educacional do Alto Uruguai (2016). Possui interesses em: economia; política; fluxos migratórios.

Ricardo César Gadelha de Oliveira Júnior

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Ciências Sociais também pela UFC. Tem como tema de pesquisa as questões relativas à economia e a política dos torcedores e os clubes de futebol.

Talita Jabs Eger

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Antropologia Social pela mesma universidade e graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa sobre Culturas Contemporâneas (NUPECS), integrante do Grupo de Antropologia da Economia e da Política (GAEP) e do Grupo de Pesquisa SAGE - Saúde e Gênero. Possui experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Transferência de Renda, Economia Solidária, Finanças Solidárias e Políticas Públicas voltadas à população de baixa renda.

Victoria Irisarri

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Antropologia Social pela Universidad Nacional de San Martín-IDES/IDAES. Licenciada em Ciências da Comunicação Social pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Trabalha sobre as relações emergentes entre produção cultural, formas de participação política e usos de mídias digitais.  

Vinícius Teixeira Pinto

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS). É mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre torcidas organizadas de futebol e tem interesse em antropologia da política e antropologia da música.

Vitáli Marques

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS-UFRGS). Bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade (2014). Pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Economia e da Política (GAEP). Durante a graduação, realizou intercâmbio acadêmico (2013/1) na Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina. Abordou em seu TCC a temática das representações e imaginários nacionais contemporâneos no cinema brasileiro e argentino de sucesso internacional. Tem interesse pelo estudo de indústrias culturais (em especial o cinema), artes, mercados, identidades nacionais, globalização, estilos de vida e descolonialidade..  

bottom of page