top of page

GAEP no Mo(u)vement CASCA/IUAES 2017

Entre os dias 2 e 7 de maio, realizou-se na Universidade de Ottawa, no Canadá, o Mo(u)vement CASCA/IUAES 2017, congresso de Antropologia promovido pela International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES) e pela Canadian Anthropology Society (CASCA). O evento ofereceu 126 painéis temáticos, além de mesas redondas, palestras e outras atividades, reunindo mais de mil pesquisadores de todos os continentes. Três doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRGS - todas ligadas ao Grupo de Antropologia da Economia e da Política (GAEP)- participaram do encontro. No painel Everyday neoliberalism, Patricia Kunrath Silva falou sobre filantropia e investimento social privado, tema de sua pesquisa de doutorado. Louise Scoz Pasteur de Faria participou do painel Making life and politics after Fordism com o paper "Entrepreneurship as a critique of neoliberalism: an ethnographic approach of Brazilian startup companies", discutindo criticamente os significados do empreendedorismo no Brasil contemporâneo. Já a doutoranda Aline Lopes Rochedo, integrante do painel The political life of commodities: a reflection on the contemporary circulation of "things" and resulting social and political transformations, compartilhou com os colegas dados de sua etnografia sobre circulação e transmissão de joias de famílias no sul do Brasil. Membro do corpo docente do PPGAS e coordenadora do Departamento de Antropologia da UFRGS e do Núcleo de Antropologia Visual (Navisual), Dra. Cornélia Eckert também acompanhou as atividades do congresso. Em 2018, o evento se realizará entre os dias 16 a 20 de maio, na Universidade de Oriente, em Santiago, Cuba.


Da esquerda para a direita: Aline Lopes Rochedo (UFRGS), Maja Dolinar (Universidade de Liubliana), Kelley Sams (Norbert Elias Center), Inayat Ali (Universidade de Viena), Stephen Gudeman (Universidade de Minnesota), Giorgio Cassone (EHESS) e Casey Miller (Universidade de Brown).


Saguão do prédio da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Ottawa, onde se realizou grande parte dos painéis temáticos.

Da esquerda para a direita, Kelley Sams, do Nobert Elias Center (Marselha); Giorgio Cassone, da École des Hautes Études en Sciences Sociales; Lia Zanotta Machado, presidente da ABA. À direita, Stephen Gudeman, da Universidade de Minnesota, convidado para comentar as apresentações. No telão, por Skype, Inayat Ali, da Universidade de Viena.


bottom of page