top of page

Fenômeno crowfunding numa perspectiva antropológica

Nesta quarta-feira, 23 de agosto (amanhã), às 14h, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFRGS) Carolina Dalla Chiesa defende a dissertação “Financiamentos coletivos online: uma perspectiva antropológica sobre projetos e empreendedores”. A pesquisa versa sobre narrativas e justificativas relativas ao processo de criação de um mercado de financiamentos coletivos no Brasil a partir de vários interlocutores:: criadores de projetos, criadores de websites e literatura acadêmica.

Orientada pelo professor Dr. Arlei Sander Damo, Carolina retrata e discute a criação deste mercado a partir do estabelecimento de um passado e de uma pedagogia típicas dos circuitos de consumo relativos ao fenômeno dos crowdfunding para circunscrever o que seus interlocutores chamam de “cultura do financiamento coletivo”. Conforme observou em campo, este mercado se constitui em um duplo processo de afastamento e aproximação entre plataformas para delimitar moralmente o que “deve”, ou não, ser este fenômeno. No processo, revelam-se controvérsias, agenciamentos e, principalmente, sujeitos como “empreendedores” que buscam “fazer a diferença” a partir de projetos e plataformas de financiamento coletivo. No limite, os financiamentos coletivos alinham-se à elaboração de justificativas críticas sobre o papel do Estado e de empresas na constituição dos mercados, ainda que reiterem práticas comuns no campo empresarial, como a manipulação publicitária e a tentativa de criação de vínculos – ou attachments – com o público-alvo. Assim, doação e pré-compra se confundem, bem como as motivações para criação de projetos de financiamento coletivo.

A autora, que integra o Grupo de Antropologia da Economia e da Política (GAEP), situa o referencial teórico de sua dissertação nas digressões da Sociologia Pragmática de Luc Boltanski e da compreensão sobre mercados oriunda da Sociologia e Antropologia, principalmente inspirada nos trabalhos de Michel Callon e Jens Beckert.

A defesa se realizará na sala 226 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), no Campus do Vale da UFRGS, e terá como banca examinadora Dr. Ruben George Oliven, da UFRGS, Dr. Gustavo Gomes Onto, da UFRJ, e Dra. Lúcia Helena Alves Müller, da PUCRS.


bottom of page